Temos aqui algumas práticas para gerar novos negócios através do LinkedIn e este pode ser uma grande ferramenta, especialmente se você estiver inserido no mercado B2B. Você só precisa aplicar estas táticas e investir tempo no que realmente funciona.
Para ajudar a tirar mais proveito da plataforma número 1 de mídia social para profissionais de marketing B2B, a equipe Fresh Media reuniu uma lista com 14 dicas para aumentar sua exposição, gerar leads e novos negócios através do LinkedIn.
Esperamos que você utilize algumas dessas ideias pois elas podem ajudar tanto um novato no LinkedIn como um profissional já experiente.
Dicas para gerar negócios através do LinkedIn:
1. Use uma fotografia de qualidade profissional
Esta é uma das primeiras coisas que as pessoas visualizam quando encontrarem o seu perfil. Portanto, não use uma fotografia informal, descontraída ou em momentos de lazer.
Basicamente siga as dicas:
- Não use fotos do seu animal de estimação ou com ele;
- Não use fotografias com sombras, ou fotos com apenas uma parte de seu rosto;
- Nada de fotos antigas, com aspecto infantil. Use uma foto de no máximo três anos;
- Não use fotos mal cortadas ou que remeta a um grupo. Você deve ser sempre a única pessoa na foto;
- Lembre-se que sua foto é o cartão de visitas para visualização de seu currículo.
2. Monte sempre a sua Company Page
Uma Company Page é usada quando você possui uma empresa ou um negócio próprio.
A regra é a seguinte: você deve usar sua página pessoal para publicar posts e participar dos diferentes grupos do LinkedIn. Já a página de sua empresa deve servir para você postar atualizações patrocinadas, pois são uma forma muito eficiente de promover um conteúdo diretamente relacionado à sua empresa na rede social.
O processo de posts patrocinados é similar às mensagens patrocinadas pela plataforma do Facebook.
3. Republique seus melhores blogs no LinkedIn
O LinkedIn oferece a cada usuário uma ferramenta incrível para divulgar seus conteúdos. É a chamada Pulse, e deve ser usada como um canal pessoal dentro da rede.
Você não precisa necessariamente escrever sempre um conteúdo exclusivo e novo para o Pulse. Apenas repasse o conteúdo do seu blog que ele será imediatamente sinalizado para toda a sua rede, e se tornará relevante dentro dela.
Lembre-se: os leitores no Linkedin são sempre muito exigentes, participam, debatem e poderão compartilhar muito as suas publicações, desde que seu conteúdo realmente agregue valor.
4. Faça um esforço para rapidamente obter mais de 500 conexões
Para se relacionar bem no Linkedin não há necessidade de aceitar conexões de qualquer pessoa.
Alguns usuários do LinkedIn certamente se beneficiaram em aceitar todos os pedidos possíveis de conexão, porém vários especialistas do LinkedIn dizem que atualmente devemos ser um pouco mais seletivos.
Assim, tente aceitar convites de pessoas que estão em seu setor profissional, de pessoas que você realmente conhece ou pretende se relacionar no futuro.
5. Não envie mensagens de vendas para suas conexões
As pessoas odeiam se conectar com alguém e logo após ser bombardeado com e-mails de conteúdo comercial ou com oferta de algum produto.
Se você quer realmente construir um relacionamento com alguém, faça-o de uma forma suave e tranquila, comentando e curtindo posts e blogs. Estas ações são sempre importantes antes de enviar um InMail.
6. Curta e sempre comente as atualizações de outras pessoas
Faça deste procedimento um hábito, pois as pessoas irão começar a reconhecê-lo e familiarizar-se com seu perfil, se tornando conhecido para todos eles.
Você pode ter certeza que todos eles ficarão mais propensos a também gostar de seu conteúdo, e talvez responder com mais facilidade seus e-mails e até telefonemas.
7. Participe de diferentes grupos e quantos o LinkedIn permitir
Os grupos são a forma mais rápida de trabalhar suas prospecções e aumentar a sua rede de relacionamento de forma mais consistente.
Se você acha que participar de vários grupos pode consumir todo o seu dia, dedique então 20 minutos por dia. Os grupos no LinkedIn são uma das melhores maneiras de se tornar mais conhecido em seu segmento e tornar seu perfil altamente relevante caso você comece a publicar frequentemente dentro destes grupos.
Se você é um membro de um grupo, você também será capaz de enviar uma mensagem direta a um contato ou mesmo se conectar a ele.
Dica: Você pode enviar mensagens de até 15 pessoas todos os meses através dentro dos seus grupos.
8. Crie o seu próprio grupo no LinkedIn
Criar um grupo LinkedIn poderá posicionar sua empresa como líder de pensamento no seu nicho de negócios.
O grupo permite ainda possuir uma área especial dentro da rede que está sob seu controle, dando a oportunidade de você ter um canal exclusivo para promover seus conteúdos, experiências e serviços. Isso tudo sem custo algum!
Tome cuidado apenas para você ter uma certa audiência para o lançamento. Caso contrário, será estranho sua empresa ter um grupo vazio.
9. Compartilhe sempre o seu conteúdo
Tente sempre que possível compartilhar seus conteúdos nos seus grupos do LinkedIn, porém apenas em grupos relevantes para seu negócio e sempre de acordo com as regras do grupo.
Compartilhe também seus conteúdos no feed pessoal.
Vale a pena compartilhar também o conteúdo de outras pessoas e conexões, caso contrário você corre o risco de virar aquele chato que busca a todo custo se autopromover, e este é um pecado mortal nas mídias sociais.
Dica: O tamanho médio de um post que converte no LinkedIn é de 248 caracteres.
10. Recomende as pessoas que realmente merecem
As recomendações são a forma mais eficiente de construir a sua reputação profissional nesta rede social. Porém você tem que dar para receber.
Dar recomendações é também uma ótima maneira de chamar a atenção das pessoas. O público realmente aprecia obter uma recomendação, especialmente se não tem que pedir.
Na maioria das vezes a pessoa se sente tão agradecida que ela escreve de volta uma recomendação em seu perfil.
Mas fica a dica:
Procure recomendar somente pessoas que trabalharam com você e que realmente conhece bem, atentando-se sempre a fatos profissionais relevantes desta pessoa.
11. Recomende competências que as pessoas possuem
Recomendar competências é mais fácil do que criar depoimentos. Você não necessariamente precisa conhecer alguém para validar suas habilidades. Apenas não exagere.
Recomende sempre 2 ou 3 habilidades de cada vez. E não recomende habilidades que você não tem certeza que a pessoa possui.
12. Otimize seu perfil para pesquisas do LinkedIn
O LinkedIn possui um motor de busca e muita gente utiliza-o para efetuar buscas por profissionais e empresas.
Portanto, é muito importante você revisar seu perfil e inserir algumas palavras-chave, além, é claro, de preencher completamente o seu perfil.
13. Utilize seus InMails do LinkedIn
A dica aqui é apenas uma: Não utilize o InMail para apresentar ofertas ou vender seus produtos, utilize-o para construir conexões e levar as pessoas ao telefone.
14. Compartilhe apresentações SlideShare no LinkedIn
Para quem não sabe, o LinkedIn é dono do SlideShare, e existe hoje diferentes integrações bacanas entre as duas plataformas para o compartilhamento e visualização das apresentações do SlideShare.
É fato que o SlideShare é ainda uma das melhores ferramentas para promoção de conteúdo B2B, e fica uma dica bem interessante para quem deseja captar leads altamente segmentados:
Incorpore um formulário com nome e e-mail em suas apresentações do SlideShare, e use este formulário para capturar leads.
Escolha algumas tarefas simples de serem feitas a cada dia e seja sempre autêntico na forma como você se comunica com as pessoas. Mesmo que seja uma plataforma B2B, você realmente fará muito melhor utilizando a plataforma LinkedIn.
O que tem funcionado para você no LinkedIn? Tem mais alguma dica que não mencionamos?
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