Automação em Marketing, Estratégia Digital

5 estratégias para converter leads em clientes

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Muitas empresas não sabem a real importância dos leads, e acabam deixando-os de lado, mas saiba que provavelmente estão perdendo muitas oportunidades de transformá-los em clientes. Conheça estratégias de como converter leads em clientes.

Os leads não podem ser vistos apenas como números. Eles devem contribuir efetivamente para os resultados de sua empresa.
Cada pessoa que preencheu um formulário, ou assinou para receber a sua newsletter tem um interesse em seu negócio, e encontram em você algo que possa suprir sua necessidade.

Para transformar esses leads em clientes não é tarefa simples e muitas vezes precisa de uma empresa especializada nisso para alcançar os resultados desejados.

O processo de compra segue uma ordem bem determinada, sendo:

  • Aprendizado e descoberta;
  • Reconhecimento do problema;
  • Consideração de solução;
  • Decisão de compra.

Dicas de como converter leads em clientes

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1. Ofereça conhecimento sobre seu negócio

Quando sua empresa fornece conhecimento ao seu lead, acaba gerando uma necessidade de compra ainda maior.

Exemplo:

Quando uma loja que vende cosméticos fornece cursos de maquiagem, isso acaba impulsionando a compra de seus produtos.

Dessa forma você deve dar o conhecimento para que o seu lead possa passar por todos os estágios daquele percurso mencionado, alcançando assim o objetivo final que é adquirir o seu produto ou serviço.

2. Presença digital

Outro fator que ajuda a impulsionar a conversão de leads, é ter uma presença digital relevante. Ou seja, você deve contar com um site e com um perfil nas redes sociais.

Não basta apenas estar presente, é necessário que essa página seja ativa e constantemente atualizada.

Do que adianta você estar nas redes sociais, mas não apesentar conteúdos rotineiros ou relevantes para os seus leads? Isso não irá trazer resultados positivos. Ou seja, deve-se ter uma combinação de presença nas redes sociais, juntamente com postagens diárias e conteúdos relevantes.

3. Gestão de marketing

Aqui deve-se elaborar uma estratégia “agressiva” com postagens cada vez mais significativas e relevantes para os seus leads.

Você também pode optar por usar uma landing lage, o que proporcionará um aumento no seu número de leads por meio de formulários. Para atrair o cliente a preencher o formulário, é necessário oferecer algo em troca, como um material exclusivo, dicas, consultorias… Essa é uma das formas encontradas para você pode levar o conhecimento até o seu público alvo.

Junto as landing pages, o envio de e-mails marketing e newsletter semanal são essenciais para obter sucesso nesse processo.

4. Automação de marketing digital

Nesta fase tudo é automatizado e as estratégias acabam sendo individuais, baseada em cada um dos seus leads. Mas é possível fazer um acompanhamento completo do seu lead em todos os estágios mencionados lá em cima.

Uma série de e-mails com conteúdos relevantes podem ser disparados através de um software. Nessa ferramenta é possível verificar pela automação quais dos leads são potenciais compradores.

Dessa forma, você pode fazer com que a sua de vendas, foque somente naqueles leads que realmente tem um potencial maior para adquirir seus serviços e produtos.

Além disso, certifique-se de que a sua equipe de marketing e sua equipe de vendas estejam devidamente alinhadas, para que a conversão de leads seja a mais eficaz possível.

> Saiba mais sobre automação de marketing digital

5. MQL (Marketing Qualified Leads)

Marketing Qualified Leads, são clientes em potencial que se encontram em relacionamento relativamente avançado com a empresa.

Diferente daqueles que estão no topo do funil, cuja necessidade de consumo ainda é desconhecida, os MQLS já têm essa definição estabelecida.

Esses leads precisam de uma determinada solução e buscam entender quais as soluções as empresas oferecem para os seus clientes.

Para nutrir esse lead nessa etapa do funil é necessário utilizar conteúdos relevantes, seja na forma de artigos, e-books, blogs etc.

Caso ele já teve contato antes com seus materiais e foi através deles que entendeu o que precisa, tende a valorizar esse conhecimento adquirido e cogita avançar na relação, tornando-se um lead SQL (Sales Qualified Leads).

Bom, agora que você sabe como converter leads, porque não utilizar um pouco tais estratégias e conseguir aumentar os seus lucros.

Fale com a Fresh Media e conheça mais sobre esse processo!