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4 indicadores para uma boa avaliação de seu website

4 indicadores importantes para avaliar o website de sua empresa

A ideia deste post é apresentar alguns indicadores e estatísticas importantes para analisar a performance de um website ou, pelo menos, avaliar como está a presença online de sua empresa. Leia mais.

Instale agora o Google Analytics

A primeira coisa a ser feita é seguir sempre uma regra básica: instale a ferramenta Google Analytics em seu website. Nós utilizamos o Google Analytics não apenas por ser simples de usar ou por ser uma ferramenta gratuita, mas porque essa ferramenta fornece dezenas de informações sobre as atividades diárias em nosso website.

Estas informações, combinadas, criam uma potente ferramenta de inteligência que avalia e mede a presença online de sua empresa.

Abaixo seguimos com 4 indicadores para avaliar como está a presença de sua empresa na internet e as atividades de seus leitores em seu website – tudo isso sem a necessidade de profundos conhecimentos técnicos.

1. Taxa de Rejeição – Bounce Rate

A primeira estatística que recomendamos avaliar é a taxa de rejeição de seu website. A taxa de rejeição é o percentual de pessoas que entram no seu website e que saem dele após visualizar somente uma página.

Este indicador irá lhe dar uma boa ideia de como você pode melhorar o seu conteúdo, deixá-lo mais relevante e trabalhar no direcionamento para outras páginas, mantendo seus novos visitantes sempre navegando pelo seu website.

Um outro ponto importante é que o Google entende que websites com baixas taxas de rejeição apresentam conteúdos com melhor qualidade, justamente por engajar mais seus visitantes. Assim, ele tende a privilegiar sites com baixas taxas de rejeição em sua página de resultados.

Lembre-se: Quanto mais baixo for o percentual da taxa de rejeição melhor!

2. Tráfego de Referência

Este segundo indicador é o tráfego de referência em seu website. Com essa informação, você pode saber quais são os websites que atualmente enviam tráfego para o website de sua empresa.

É importante também para o caso de sua empresa possuir páginas sociais que você deseja monitorar, como uma fanpage no Facebook ou no LinkedIn. Se você investe em publicidade online com terceiros, os relatórios de tráfego de referência irão mostrar a quantidade de visitas num determinado período e permitirão que você acompanhe todo o seu desempenho.

Os indicadores contidos neste relatório permitem ainda localizar novas oportunidades, pois se você estiver recebendo tráfego de websites para os quais ainda não tenha feito nada no passado, existe aí uma boa oportunidade para conversar com os administradores sobre uma segunda campanha conjunta, aumentando mais a exposição de sua empresa ou marca.

3. Palavras-chave

O terceiro indicador é o Relatório de Palavras-chave. Se você estiver usando o Google Analytics, as palavras-chave devem ser instituídas pela vinculação de sua conta no Webmaster Tools e pode ser encontrado sob a aba de Aquisição.

O indicador de Palavras-chave irá mostrar todas as palavras e frases para as quais o seu website tem aparecido nos resultados da pesquisa, sua estimativa nos rankings do Google para cada uma e em quais palavras-chave as pessoas estão efetivamente clicando para chegar ao seu site.

Este relatório apresenta, ainda, o volume de cliques que realmente chegam em seu website por meio de tais palavras.
Com essas informações, você poderá rapidamente começar a otimizar suas páginas, criar novos posts em torno palavras-chave específicas ou até desenvolver novos conteúdos para capitalizar frases específicas das pesquisas.

4. Páginas de Destino

A quarta coisa que você deve observar, ainda relacionada à dinâmica das palavras-chave, é o relatório das páginas de destino para as quais o website de sua empresa tem gerado mais acessos.

A ideia básica neste indicador é simples: permitir a avaliação das suas publicações, principalmente as do passado, que ainda são populares. Através desta análise considere a criação de novos posts com assuntos semelhantes, de forma a voltar a discutir novos temas relacionados.

Imagine por exemplo a página “Sobre Nós” (About Us): caso ela venha recebendo um bom volume de tráfego, você deverá certificar-se se ela está 100% otimizada, ou seja, se as ferramentas certas de captação de leads ou links para aumentar o fluxo de sua navegação estão funcionando corretamente.

A regra é simples: você deverá dirigir os visitantes para outros tipos semelhantes de conteúdo em seu website para mantê-los engajados.

Apresentamos aqui 4 indicadores que observamos sempre que consideramos começar a avaliar a performance de um website.

Após instalar a plataforma Google Analytics, certifique-se sempre de:

• Ajustar os intervalos de data ao fazer a análise;
• Acompanhar as tendências e mudanças ao longo do tempo;
• Comparar as tendências e atividades de uma campanha específica com um período anterior para avaliar a variação de desempenho.

 

Quer obter um bom resultado nestes indicadores? Comece pelas redes sociais!

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