Muitas das vezes nos preocupamos somente em atrair mais e mais visitantes aos nossos websites, e nos esquecemos de um ponto fundamental nos processos de marketing digital: quais os formatos de conversões iremos utilizar?
Uma estratégia que aumente a conversão em seu website.
Vale a pena deixar claro que uma conversão pode ser entendida de diferentes formas por equipes de marketing digital, e isso irá depender muito do seu modelo de negócios, ou qual tipo de evento você espera capturar em suas campanhas e processos de captação de novos leads.
Engana-se muito quem imagina que uma conversão deve ser somente uma venda efetivada ou o simples preenchimento de um formulário.
Veja abaixo 3 dicas que podem ser utilizadas de forma combinada em suas campanhas e aumente a conversão em seu website.
1. Formulários de contato
Esta é a estratégia mais comum de conversão, criada através do preenchimento simples de um formulário em seu website. É muito comum que as equipes comerciais insiram muitos campos em seus formulários, criando verdadeiros cadastros na tentativa de qualificar um lead sempre em primeira conversão.
DICA: Menos é mais!
“Quanto maior for o número de campos para ser preenchido por um visitante, menor será a sua captação ou conversão”
DICA: Aumente a conversão em seu website dividindo o seu processo de captação em três etapas, de forma que seu lead preencha gradativamente seus dados de qualificação sempre em troca de algum conteúdo relevante.
Exemplo:
2. Compartilhamentos e likes
Neste processo um visitante compartilhará ou curtirá em sua própria rede social um conteúdo relevante que sua empresa está disponibilizando.
Para alguns tipos de negócio este processo será responsável por aumentar centenas de vezes a relevância e engajamento de sua marca ou empresa e, com toda certeza, chamará a atenção para os seus produtos ou serviços.
Abaixo é possível ver um exemplo de captação a partir de um compartilhamento no Twitter:
3. Leitura de um blog ou visualizações em determinadas páginas
Registrar conversões através de eventos em seu website pode ser útil para garantir que seus conteúdos estratégicos realmente sejam lidos pelos seus visitantes e leads recorrentes. É uma forma interessante de planejar conversões específicas e mais direcionadas.
Geralmente é utilizada por agências que já dominam processos avançados de nutrição de leads e automação de marketing, mapeando eventos em função do comportamento de seus usuários nas páginas de seu website.
Exemplo: Sua empresa necessita apresentar os benefícios de um processo de negócios e dividiu os conteúdos em 4 blogs. Cada tema apresentará vantagens e benefícios que se complementam conforme o usuário avança em suas leituras. O registro de uma conversão deve então percorrer um fluxo:
- Clicar no primeiro link que aponta para texto 1;
- Permanecer no mínimo 1min na página (meta 1);
- Clicar no segundo link que aponta para texto 2;
- Assistir a um vídeo de 2 min (meta 2);
- Baixar um e-book (conversão).
A melhor forma de captar leads é se utilizando das três formas dadas: landing pages, compartilhamentos e blogs. A integração de todos os tipos de conversão garante a você maiores possibilidades de gerar contatos dentro do seu website ou da sua empresa. E lembre-se: não é válido apenas atrair visitantes e não os converter.
Agora que te demos todos os caminhos, aumente a conversão em seu website e saia na frente!
Entre em contato conosco e entenda melhor como aplicamos essas formas de captação!
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