O charme da Automação de Marketing
Automação de marketing é aquela sedução à moda antiga, que vai conquistando o ser amado aos poucos até o pedido de casamento final.
Hoje em dia o termo “Automação de Marketing” é um dos termos mais escutados e mais desejados no mercado de marketing digital.
Muito embora ele tenha surgido a mais de 25 anos com a segmentação do banco de dados, como por exemplo o surgimento do CRM que nada mais é do que a segmentação do banco de dados e a criação de softwares específicos.
Entenda:
O que é automação de marketing?
A automação de marketing é o conceito de traçar uma linha direta entre sua empresa e seu cliente potencial (leads) de maneira direta sem um intermediário (vendedor ) envolvido.
Para que isso seja possível, você precisa identificar 3 passos
1) Identificar os Leads:
Identificar o potencial cliente de sua empresa e todas as interações que ele já teve através do site (quantas páginas e conteúdos ele acessou), ligações, chats, acesso aos perfis nas redes sociais (quantas interações no Facebook, LinkedIn), aberturas de e-mails , leitura dos blogs e etc. Assim compilando o interesse deste lead no seu produtos.
2) Automatizar o processo:
Em suas estratégias de marketing digital certamente estão o compartilhamento de conteúdo nas redes sociais, produção de conteúdo para engajamento nas páginas do seu site, artigos para os seus blogs com assuntos interessantes para seus leads, envio de e-mails marketings periódicos com a divulgação de sua empresa assim como a utilização de ferramentas externas de Adwords, Facebbok Ads e etc.
3) Analisar os resultados:
Após as estratégias estarem em andamento, você precisa analisar quais delas estão tendo mais resultados e as quais você não precisa gastar tanta energia.
Para isso, a produção de relatórios analíticos são a ferramenta que te apoiarão neste processo.
Esta análise nada mais é do que identificar quais os canais estão sendo mais acessados. Se são os blogs, as redes sociais, se abertura de e-mails e quais as ações devem ter mais atenção.
A automação te fornece essas informações e ajuda na elaboração das análises de resultados.
“Resumo:
A Automação de Marketing identifica o lead (oportunidade efetiva) e o coloca no topo do seu funil de vendas.”
A Automação de marketing veio para ficar!
Não se pode negar, que muitas empresas se assustaram com a força de vendas que a internet é capaz de criar e o medo de profissionais em perder seus empregos para o grande potencial do mercado digital.
Não é possível, nenhuma empresa estar alheia ao mundo digital e as adaptações se fazem necessárias para as mudanças no comportamento de vendas dos seus produtos através dos canais digitais.
Não se pode considerar mais ser digital como apenas um diferencial e sim como a maturidade de sua empresa diante do dinamismo da economia.
Automação de Marketing x E-mail Marketing
Alguns profissionais ainda confundem uma estratégia de automação de marketing como simplesmente o envio de e-mail marketing para uma lista de e-mails segmentada. Na realidade a automação utiliza essa segmentação para qualificar seus leads dentro do funil de vendas e por esse motivo se chama “automação”.
Ela tem a característica de pontuar seu lead como oportunidade, colocar como “quente” ou “frio”, alterar seus status como finalizada e ainda distribuir entre os responsáveis dentro de sua equipe de venda.
Além de proporcionar recursos amplos para realização de campanhas com várias etapas, analytcs, leads scoring e ferramentas eficientes de análises.
Ou seja, é uma estratégia completa automatizada que segue seu cliente dentro da sua empresa desde a pré-venda até a pós-venda, e acredite, não é mágica!
Enquanto o e-mail marketing é o envio de mensagens automáticas por volume que possibilita apenas a análise de abertura. Aqui o funil de vendas deverá ser feito manualmente o que não favorece em nada a produtividade de sua equipe de vendas.
Outro ponto que devemos nos atentar neste processo de e-mails marketing é que o envio em massa não é sinal de que quanto mais números de e-mails disparados mais resultados, pois lembre-se que os leads devem ser qualificados e os e-mails em massa perderão a escalabilidade.
Vendedor x Automação de Marketing
Aproveitando que falamos acima que os leads da automação são distribuídos para sua equipe interna e mais acima sobre o receio dos profissionais em perder suas funções, vamos desmitificar aqui o boato que a automação pode tirar o trabalho dos vendedores.
A internet traz a rapidez, a impulsividade e compras menos onerosas o que certamente podem dispensar o intermédio de um vendedor presente, mas de qualquer forma, o departamento comercial estará atuante em algum momento sem contar com o papel crucial do inbound marketing e conteúdo.
Já as compras mais complexas e caras são indispensáveis o vendedor qualificado para o bom atendimento e fechamento das negociações e venda.
Automação de Marketing x Resultados Imediatos e eternos
Existem empresas que acreditam que uma vez startado o processo, não é necessário mais nenhum ajuste e que os resultados acontecerão automaticamente sem nenhuma intervenção pessoal no relacionamento empresa x cliente.
A realidade é que a automação fornece os insumos necessários para que a empresa “encontre” o cliente certo, no lugar certo e na hora certa otimizando este encontro, mas a concretização do negócio é outro ponto!
Quem precisa de Automação de Marketing?
Depois de ler o texto acima, se você ainda não se encantou, provavelmente deve estar pensando que um processo desta magnitude deve ser muito caro e só empresas de grande porte é que precisam desta estratégia de marketing comercial.
Engana-se.
Nós acreditamos que as empresas pequenas e médias, que possuem equipes menores e departamentos de marketing e vendas mais enxutos procuram otimizar suas estratégias e aí que a automação tem seu maior potencial de eficiência.
O investimento na contratação das ferramentas de automação disponíveis no mercado, devem ser sempre definidas para o tamanho de sua empresa e sua demanda para que seja absorvido rapidamente sem impactar no orçamento. Se pensar que a automação visa a captação de novos clientes, este é um investimento para o crescimento a médio e longo prazo.
Se sua empresa já tem uma boa base de leads, a automação de suas campanhas de marketing alcançará maiores números de conversões e seu objetivo será atingido mais rapidamente.
Com essa base boa, a ferramenta escolhida nutrirá os leads, que ainda não estão em fase de compra, com conteúdo e informações acelerando a conversão. Ou seja, em todos os momentos a empresa estará ativamente dentro do processo.
Fique atento aos próximos artigos onde falaremos mais sobre Automação de Marketing Digital e leia também em nosso blog Inboud Marketing e A importância do marketing de Conteúdo