Apesar de diversas especulações sobre como as redes sociais substituiriam os emails marketing, ele tem se mostrado eficiente e insubstituível. No entanto é preciso atenção para saber como criar um email marketing irresistível de ser clicado por todos os seus leads.
O email marketing continua sendo a sua melhor estratégia e canal de contato direto com o cliente, não apenas na questão de o email marketing ser utilizado para comunicações diretas, mas principalmente por conseguir trabalhar fortemente na análise de resultados e na efetividade do que foi enviado.
No entanto, para que esses resultados sejam sempre positivos e a eficiência de seu email seja de fato relevante para sua estratégia de marketing digital, é necessário seguir algumas boas práticas no processo de criação de um email marketing irresistível.
Então como criar um email marketing irresistível de ser clicado?
Escolha suas palavras e evite que seu email entre em SPAM
Há uma lista de palavras que, se utilizadas de forma indiscriminada, aumentará bem as suas chances de cair na tão temida lista de SPAM. Nossa recomendação é que você efetue um processo de autorização prévia do usuário antes de disparar um email marketing para ele.
O processo de opt-in qualificará seu domínio para que os emails enviados não sejam rejeitados ou caiam nas caixas de spam, pois se trata de um pedido de autorização encaminhada ao assinante para que sejam liberados os recebimentos dos emails disparados pelo domínio de sua empresa.
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Desenvolva títulos realmente atrativos
Muitas das vezes, diante da necessidade do seu email marketing ser lido pelo maior número de pessoas possíveis, focamos em deixar o layout dos emails atrativos, e deixamos por último o mais importante, o título.
É a partir do título que os leitores serão atraídos para o seu email e gerar tráfego em seu site. Deve-se dar uma importância ainda maior para ele, pensar em palavras que atraiam a atenção do leitor, mas de forma específica.
Dica: Uma boa forma de começar o título de um email é com a palavra ‘como’.
Fazer perguntas no título instiga as pessoas a abrirem-no para obter a resposta, desde que você realmente responda a essa pergunta durante o email ou no link do mesmo.
É importante ficar atento também à quantidade de palavras utilizadas. Títulos que possuem entre 28 e 39 caracteres têm as maiores taxas de abertura.
Pratique o Inbound Marketing
Não envie emails oferecendo logo de cara apenas o seu produto em textos totalmente comerciais.
Dê ao seu leitor/cliente informações úteis, conteúdos de qualidade, fale sobre o seu produto, mas de forma a informar o interessado e não de induzi-lo a comprar, pois essa tática não funciona mais.
Trate-o de forma pessoal para que ele se sinta exclusivo, como se o email não fosse disparado para diversas pessoas, mas sim apenas para aquele cliente em especial.
Você deve despertar no seu cliente, em primeiro lugar, a vontade de continuar recebendo e lendo seus emails para que então envie algo mais publicitário.
Objetividade e relevância
Esse tópico não é importante apenas para os títulos, mas também no conteúdo do corpo do seu email marketing.
Lembre-se que você disputa com muitos outros emails na caixa de entrada do assinante, e que textos com muitos rodeios podem levá-lo a ir ao próximo email sem nem mesmo terminar de ler o seu.
Além disso, pesquise sobre seu público assinante e veja o que é interessante colocar nos links do email, para que, dessa forma, você atinja a maioria e os leve para outros lugares de sua página, mesmo que o título principal esteja instigante.
Tenha em mente os objetivos e os públicos que você deseja atingir para que faça isso de maneira eficiente e que os atenda.
Evite excessos
Cause um bom impacto visual, mas sem excessos de imagens, anexos, muitos textos… sempre se lembre que menos é mais.
Muitas imagens e anexos pesados podem deixar o email muito carregado e desinteressar o leitor. Caso esse conteúdo externo seja de extrema importância, insira links condutores.
Links no seu email marketing para sua página
Além do link principal relacionado ao assunto do email, você deve incluir alguns links para outros blogs, conteúdos ou páginas de seu website que tenham ligação com o conteúdo que foi enviado. Os links dentro da mensagem são essenciais para aumentar o tráfego do site em mais de uma página.
Não esqueça do Call To Action
Esse é o botão que levará o receptor para a página desejada e deve estar em evidência e receber uma posição de destaque. As cores a serem utilizadas também devem ser chamativas e fazerem contraste com o restante do conteúdo.
Aplique sempre um ou dois CTAs em seus emails.
Monitoramento
Acompanhe os resultados dos emails enviados e as técnicas usadas em cada um, repita o que for bem sucedido, e o que não obtiver boas visualizações, trabalhe em cima para melhorar sempre a sua gestão de emails relevantes.
Dica: Procure saber quais são os melhores horários para os disparos de emails para sua persona.
O email marketing deve continuar sendo a principal ferramenta de contato com o cliente. Para ter certeza disso basta ter em mente que ainda é a atividade mais popular do meio online. Além disso ele possui diferentes ferramentas, permitindo até mesmo a medição do seu ROI.
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