Você já deve saber quem é o seu “público alvo”, mas você realmente tem ideia de como vivem e se relacionam as pessoas que compram os seus produtos?
Criar Personas para o seu negócio consiste basicamente em mapear determinados dados de seu potencial comprador dentro de um certo nicho, criando um cenário favorável para prospecção de clientes apoiando suas equipes de marketing e comercial.
Ao entender a importância de criar personas, sua empresa tem mais segurança para investir em marketing digital, porque, além de atrair o seu público alvo, poderá gerar negócios com clientes que realmente são importantes para o crescimento de seu negócio, melhorando muito o churn rate do mesmo.
* % Churn rate = clientes perdidos / clientes novos
Quais características podem definir uma persona?
Persona é a representação do seu cliente ideal com base em pesquisas e dados coletados junto à base de clientes existentes em sua empresa.
A persona não consiste em apenas identificar um tipo de consumidor, mas também em apoiar a jornada que seu futuro cliente terá de fazer antes de optar por comprar o seu produto.
Trabalhar com personas exige mapear e entender todas as atitudes, interesses sociais e critérios de busca que orientam os clientes para o seu negócio.
Por que sua empresa precisa criar personas?
As personas fornecerão informações precisas sobre seus futuros clientes e irão nortear estratégias para conduzir seus esforços de captação. Quanto maior o foco e investimento de sua empresa neste processo, maiores as chances de seus visitantes e leads se transformarem em futuros clientes.
Criar personas permite personalizar e direcionar seu marketing, passando de forma clara e correta toda a mensagem para seu público e adaptando cada conteúdo para cada persona chave em seu negócio.
Saiba mais: Personas – Como criar sua persona (Parte II)
Um bom exemplo: você identifica que seus compradores são corretores de imóveis, porém você saberia dizer quais as necessidades específicas deste público alvo?
A pergunta chave é: dentro deste nicho, qual é o seu comprador ideal?
Como determinar uma persona para seu negócio?
Ao criar personas você deve considerar sempre os dados demográficos do cliente, comportamento, motivação e objetivos. Quanto mais detalhes você incluir, mais precisa será a persona de sua empresa.
Você pode encontrar essa informação através de investigação, pesquisas e entrevistas diretamente com seu público-alvo e os clientes atuais.
Alguns métodos que você pode usar para coletar informações:
- Descubra os padrões de como seus clientes encontram e consomem o seu conteúdo. Uma boa ferramenta é o Google Analytics;
- Crie campos no formulário de seu website que capturem informações importantes desta persona, como: o tamanho da empresa e informação específica de seus leads. Trabalhe com landing pages;
- Avalie as ações que são feitas por sua equipe comercial nos atuais clientes que você presta serviços. Crie pipelines e colete o status dos eventos criados por sua equipe de vendas;
- Entreviste seus clientes e prospects e descubra o que eles mais gostam em seus produtos ou serviços, e descubra como melhorar sua oferta ao mercado.
Criar personas de forma detalhada ajudará sua empresa a refinar a sua estratégia de marketing e vendas e trazer leads muito mais qualificados, exigindo menos investimento tanto para fechar novos negócios, quanto para manter seus clientes na sua base.
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