O marketing tradicional, que busca anunciar produtos e destacar o quanto sua empresa é sustentável, já vem perdendo eficiência.
As empresas buscam hoje se adaptar à nova era do Marketing Digital e atender às expectativas de seu público alvo com conteúdos relevantes.
Por que se fala tanto de Marketing de Conteúdo?
Existem inúmeros motivos para sua empresa iniciar um processo de investimentos em Marketing de Conteúdo.
Melhorar o posicionamento do seu website nas ferramentas de buscas, criar autoridade e credibilidade em sua área de atuação e aumentar o retorno dos investimentos em marketing, são apenas algumas dessas razões.
Abaixo colocamos boas razões para sua ajudar empresa a adotar não somente um um processo de investimento temporário, mas sim criar em definitivo uma metodologia eficiente de gestão e marketing de conteúdo:
Melhorar o seu posicionamento em mecanismos de buscas
Estar bem posicionado nas pesquisas no Google atualmente tem se tornado uma obsessão para muitas empresas e profissionais da área de marketing.
Este é um processo extremamente importante para qualquer tipo de negócio, isto porque estimular o tráfego vindo do Google é ter em sua empresa, um processo constante e de qualidade para geração de leads.
Entenda que a motivação e iniciativa de encontrar sua empresa sempre será de quem está buscando um determinado assunto ou conteúdo.
Desta forma, websites que não conseguem permanecer entre as 30 posições, praticamente não receberão qualquer visitante.
O ideal mesmo é sempre estar na primeira página (TOP 10), mas isso dependerá muito do quanto seu website está aderente as boas práticas de SEO, do seu conteúdo ser realmente ser útil para os leitores e de uma gama de outros fatores.
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Apresente conhecimento e expertise no seu segmento de negócios
Um dos objetivos de qualquer empresa é se tornar referência em seu ramo de atuação. Para mostrar todos estes diferencias de negócio é fundamental dominar totalmente o seu processo de trabalho ou como os seus produtos são diferenciados.
Desta forma, vale a pena publicar artigos em blogs, criar apresentações em PDF, download de e-books ou vídeos sobre temas relevantes para seus clientes e segmento de negócios.
A ideia é gradativamente criarmos uma evidente reputação de negócios para sua empresa e aumentar assim sua autoridade.
Evite sempre propagandas com chavões e atue focado numa estratégia constante de produção de conteúdos que sejam realmente úteis para seus leads. O consumidor atual busca o que precisam, e estão evitando acreditar em propagandas simples na televisão, revistas, ligações de call centers ou banners na internet.
Existe hoje uma diferença muito percebida pelos consumidores sobre um anúncio que interrompe a atividade do leitor ou espectador (intrusivo), daqueles que são ligados ao marketing de conteúdo que optam sempre em gerar relacionamento para futuros negócios.
Produza conteúdos educativos e relevantes
As empresas do segmento B2B, como consultorias ou empresas de tecnologia, tem uma certa dificuldade explicar o seu negócio e o quanto seus serviços são úteis e diferenciados.
Isso porque normalmente as pessoas necessitam de um pouco mais de informação e de diferentes tipos de abordagens para entender o funcionamento de uma ferramenta de negócios ou aplicativo.
Produzir textos, apresentações explicativas e vídeos, são bons exemplos de educar potenciais clientes e ainda demostrará como sua empresa é preparada para ajudá-los a resolver um problema.
É interessante a quantidade de casos em que as pessoas necessitam deste “incentivo de leitura” para perceber que possuem um problema ou que há produtos que podem tornar o seu dia a dia mais eficiente.
Resultados muito além do que os esperados
Muitas empresas que investem e adotaram o Marketing de Conteúdo como parte de sua estratégia comercial e pré-vendas, tem observado resultados fantásticos.
É nítido o aumento da eficiência nos processos de qualificação de leads e também nas conversões, o que faz brilhar hoje os olhos de qualquer gestor.
Tratamos aqui de uma etapa muito importante do Marketing Digital e fica o alerta:
caso sua empresa ainda não pensa em aumentar os investimentos em gestão de conteúdo, tenha absoluta certeza que centenas de outras empresas tem amadurecido este processo, seja através de agências, montando equipes ou comprando ferramentas de marketing digital.
Uma delas pode ser o seu principal concorrente. 😉
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