7 Métricas de marketing digital que sua equipe deve estar ligada!

Todas as empresas que investem em marketing desejam que suas campanhas sejam satisfatórias e que tragam bons resultados, para tanto, algumas metas precisam ser estipuladas. Você conhece as métricas de marketing digital mais importantes?
De nada adianta você criar e investir em uma campanha de marketing se não houver uma forma de avaliar os resultados, de saber se as ações que você vem tomando serão as melhores para o objetivo que você quer alcançar.
Para que servem as métricas do Marketing Digital?
As métricas dentro da estratégia de marketing digital servem como um norteador, é através dela que você poderá acompanhar os resultados, planejar campanhas mais eficientes, entre outros. São elas que vão dizer se você continua com estas ações, ou se deve mudá-las, por isso as métricas são fundamentais.
Existem várias métricas, cada uma é utilizada para uma finalidade. Conheça um pouco mais sobre as métricas mais importantes.
Conheça as 7 métricas de marketing digital mais importantes
1. ROI
A primeira métrica, e uma das mais importantes, é o ROI – return on investiment – ou do português, retorno do investimento. Ela é uma métrica facilmente calculada, basta utilizar a seguinte regrinha:
ROI = (receita obtida – valor do investimento) / valor do investimento
Ela serve para lhe dizer qual foi o seu lucro, a partir de um dado investimento. O ROI deve sempre ser positivo e deve ao longo dos anos ir sempre aumentando.
2. Conversão de Leads
Todo mundo sabe como os leads – clientes em potencial – são importantes para qualquer empresa, mas nem sempre é fácil fazer a conversão dos seus leads em clientes.
Se a sua taxa de conversão de leads for baixa, é hora de repensar algumas coisas. Será que você oferece o produto certo a pessoa certa? Será que a sua equipe de venda está preparada para atuar com o seu cliente?
Afinal de contas, não adianta nada você investir em campanhas, se você não consegue vender o seu produto as pessoas.
3. Engajamento
Hoje em dia as redes sociais também são excelentes fontes para se fazer campanhas de marketing. Então como medir se a sua estratégia está sendo eficiente?
Nos últimos tempos, redes sociais como o Facebook, tem permitido que o administrador da página veja o engajamento. A ideia de engajamento é bem simples, ela tende a mostrar quantas pessoas visualizaram as publicações, qual a quantidade de curtidas, de comentários e compartilhamentos.
Tudo isso mostra uma interação do público com a sua empresa, e quanto mais engajamento você conseguir promover, melhor é para o seu empreendimento.
4. CAC
Outra métrica fundamental é a CAC que nos indica o custo de aquisição por cliente, através dela é possível saber quanto custa para que você obtenha um cliente. O cálculo é fácil de ser feito e utiliza a fórmula abaixo:
CAC = despesas totais/quantidade de pessoas que compram o produto.
Nas despesas totais, coloque todas as despesas, desde campanhas de marketing, custo de fabricação do produto e afins, assim você poderá obter o valor real.
5. Taxa de Cliques (CTR)
A taxa de cliques diz muito sobre sua estrutura e campanhas de de anúncios, pois de nada adianta ter muitas veiculações se poucas pessoas chegarem à sua página de destino.
A partir dessa métrica, você pode avaliar diferentes aspectos de um anúncio ou campanha, como: a segmentação, as palavras-chave, as imagens e os textos.
Esse é um dos pontos de partida para aprimorar uma campanha que já está rodando, melhorando o retorno sobre o investimento. O CTR é utilizado em forma de porcentagem, seguindo a fórmula:
CTR (%) = (Número de cliques no anúncio / Número de impressões) x 100.
6. Custo por clique (CPC)
Em uma campanha de tráfego pago, o custo por clique é uma métrica extremamente importante.
Com a métrica CPC você consegue determinar quanto está sendo investido para que cada pessoa chegue até uma determinada página do seu site.
O CPC tão é importante para avaliar quais versões dos anúncios estão com a melhor performance e quais devem ser descartadas ou otimizadas.
CPC = Custo da campanha / Número de cliques obtidos.
7. Custo por lead (CPL)
Em todas as estratégias de marketing digital o foco é gerar leads, algumas empresas vão para o mercado e se arriscam em estratégias de conversão e na grande maioria das vezes acabam se planejando de forma errada e não constroem um relacionamento com seus potenciais clientes.
Diariamente se faz necessário nutrir o seu relacionamento com os seus clientes e criar novos relacionamentos com novos clientes, com isso uma métrica importante é saber o custo por lead.
Com o CPL for alto, as conversões de leads em clientes são muito boas, ou que o ticket médio por cliente seja ainda mais alto. Esse é um número para ficar sempre de olho. Quanto menor, melhor.
CPL = Investimento total na campanha / Número de leads gerados.
Viu como as métricas de marketing digital são fundamentais para um empreendimento bem-sucedido, comece a usá-las hoje mesmo!