Este post foi escrito para o Ricardo, Raquel, Carlos e Márcia, dos quais um deles provavelmente é você! Este é o nosso guia para ajudar você a criar personas, e com isso esperamos ajudá-lo a identificar quem é realmente o público alvo do seu website.
Todos os nomes citados acima são algumas Personas da Agência Fresh Media, criadas após uma análise detalhada, combinada com dados brutos e suposições de negócio que representam uma parte dos leitores deste blog.
Ricardo poderia ser você e Raquel poderia ser uma colega de trabalho ou colaboradora de sua equipe. O objetivo deste mapeamento inicial de informações é criar um ponto de partida para o desenvolvimento de novos conteúdos para sua empresa.
Quando damos nomes para as personas que supostamente leem os blogs e o conteúdo que escrevemos, buscamos sempre entregar o máximo de informações relevantes de forma mais eficiente, e também suprir as suas necessidades de informação.
Desenhamos um guia rápido para facilitar um pouco o trabalho dos profissionais de vendas, equipes de marketing e empresas que desejam prover conteúdo para engajamento de leads e, enfim, converter mais negócios!
Passo a passo para criar Personas
Coloque-se no lugar de seus clientes
Primeiramente deve ficar claro que, para conseguir identificar corretamente o seu público alvo, é necessário internalizar os visitantes online que sua empresa está tentando atrair. Relacione-se de forma mais humana, afinal quem procura pelos serviços de sua empresa são pessoas reais.
Então quantos destes “seres humanos” você precisará criar?
É recomendável que você trabalhe para criar de 3 a 5 personas, no máximo, para representar o seu público alvo, ou então que tenha um número suficiente de personagens que cubra a maioria dos seus clientes. A ideia aqui é criar personas suficientes para representar os potencias clientes de seus produtos ou serviços.
Comece criando uma estrutura padrão para cada persona incluindo sempre as mesmas informações. Você deve conseguir olhar para as personas e identificar quem são, o que valorizam e a melhor forma de conversar com elas.
Mapeamento para criar personas
A tabela abaixo apresenta uma visão geral sobre o que você deve incluir no momento de fazer as suas personas:
Nome da persona | De um nome para esta pessoa, pense em um nome que represente seu cliente. |
Informações Profissionais | Escreva as informações profissionais sobre sua empresa (tamanho, tipo, etc.). |
Detalhes sobre o seu papel na empresa, cargo e a descrição de suas atividades. | |
Localidade | Idade, gênero, salário / renda familiar, localização urbana, educação, filhos. |
Metas e desafios | Principal objetivo e como sua empresa pode ajudar a encarar esses desafios. |
Valores / medos | Quais são as objeções comuns durante o processo de venda deste cliente. |
Pich de Venda | Como sua empresa pode ajudar seu cliente. |
Informações específicas das Personas
Além das informações básicas, você poderá também identificar que o seu negócio é um pouco mais específico e possui um nicho que necessite de informações adicionais e particulares do seu negócio.
Tenha sempre em mente que as personas variam de empresa para empresa. Um conteúdo criado para uma empresa de tecnologia possui uma linguagem diferente de uma companhia de seguros, e uma persona criada para entrar em um funil de compras exige até a construção de uma estrutura de website diferenciado, dependendo do seu segmento.
Com isso em mente, abaixo passamos algumas variações de informação que você pode considerar quando for criar personas:
- Hobbies;
- Citações reais de entrevistas com clientes;
- Conhecimentos de informática;
- Onde obtêm suas notícias;
- Quais blogs acompanham.
Onde obter as informações das personas da minha empresa?
Existem muitas fontes de informações sobre o seu público-alvo, e pequenos detalhes das estatísticas de seu próprio website podem localizar informações sobre seus visitantes reais.
São eles:
1. Verifique o Google Analytics de seu Website
Em seus relatórios de análises, você poderá ver o local de origem de seus visitantes, quais palavras-chave usaram para encontrá-lo e quanto tempo eles navegaram após entrarem em seu website.
Estas informações são chaves para criar personas, pois revelam os desejos que levaram seu público a encontrar os conteúdos contidos em seu website, e até as ferramentas que eles usaram.
2. Envolva toda sua equipe sempre que for identificar e criar personas
Envolver toda a sua equipe para trabalhem em conjunto é o plano ideal na hora de criar personas do seu negócio.
Não chame apenas o time de marketing, envolva seu time de atendimento ao cliente, a equipe de recursos humanos, seus desenvolvedores, e não esqueça o pessoal da área de vendas (fundamental).
Todos que já tenham tido algum contato com o seu público-alvo irá ajudar no momento de efetuar a construção dos perfis do consumidor de seu negócio.
3. Pesquise as Personas nas Redes Sociais
Uma boa fonte de informação é realizar pesquisas nas redes sociais da sua empresa. Use todo o poder das redes sociais e de seus relatórios, para encontrar os seus potenciais clientes criando perguntas relevantes que nortearão a construção do perfil das suas personas.
Use o Twitter, Facebook, LinkedIn, Instagram ou mesmo o Pinterest como ferramentas de análise de negócios.
Dica: Faça a mesma análise nas redes sociais de seus concorrentes.
Leia também:
- LinkedIn para empresas – Sua ferramenta de negócios
- 5 regras de ouro para conseguir mais seguidores no Instagram
Descubra quem é seu público alvo
Quem conhece seus clientes melhor do que eles mesmos?
Pesquisas e entrevistas são muitas vezes um caminho mais certeiro para a construção de personas.
As entrevistas poderão revelar muito sobre seus clientes, pois você poderá aprofundar suas respostas e descobrir como seu cliente realmente é e traçar corretamente um perfil comum.
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