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Criação de conteúdos para blog – Check-list definitivo

Check-list para a criação de conteúdos para blog

Muitas vezes vemos equipes investirem esforços na criação de conteúdos para blog relevantes, com e-Books, Infográficos e até Webinários, e não conseguirem um bom retorno como resultado.

Isso se dá por falhas de planejamento, por esquecimentos ou por vezes não efetuar o impulsionamento adequado para divulgação dos materiais criados.

A ideia desse blog é garantir que o seu processo permaneça sempre confiável para ser usado quando novos conteúdos forem disponibilizados pela sua equipe, servindo como check-list para garantir que as melhores práticas de gestão de conteúdo sejam 100% aplicadas.

 

Check-list para criação de conteúdos para blog:

 

 1. Perguntas básicas 

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  1. Quais são as dúvidas comuns que os clientes possuem sobre o tema em seu segmento de mercado?
  2. Como a área de conhecimento da sua empresa pode ajudar seu cliente a:
  • Vender mais;
  • Ter uma gestão mais eficiente;
  • Reduzir seus custos (B2B);
  • Ser mais saudável, mais produtivo ou economizar dinheiro.

Leia também: Marketing de Conteúdo – 8 Perguntas para definir a estratégia de sua empresa

 

2. Defina bons títulos

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Conteúdos atrativos e relevantes possuem sempre títulos que começam de formas similares, como:

  • O que é…
  • Por que fazer…
  • Como fazer…
  • Dicas para…

 

3. Segmente os temas por persona ou jornada do comprador

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Cative seu leitor mostrando que sua empresa está escrevendo para ele através de uma linguagem objetiva, que faça sentido para ele, fazendo com que ele veja o conteúdo como exclusivo para ele.

Faça sempre as seguintes perguntas:

  • O conteúdo resolverá algum problema dos meus clientes?
  • Ele identifica alguma oportunidade que o cliente não esteja enxergando?
  • Preciso pesquisar algum novo conceito para escrever este tema?
  • Existem histórias ou cases reais que tornem esse assunto anda mais relevante?

 

4. Faça uma análise do histórico de visualizações

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Caso sua empresa já produza conteúdo, faça uma análise dos resultados dos materiais já publicados. Veja os que tiveram mais acessos ou trouxeram mais leads e faça uma versão melhorada sobre o assunto ou escreva sobre um tema pertinente ao mesmo.

Dica: Acesse o Google Analytics e avalie os números de sua audiência.

 

5. Crie um “Banco de Ideias”

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Se você gerou algumas ideias e escolheu apenas uma, faça um “banco de ideias” com as demais sugestões e tenha sempre temas ao seu alcance.

Também é válido que você sempre anote ideias de temas para uma futura criação de conteúdos para blog, isso te ajudará no momento em que desejar publicar algo para sua empresa.

 

6. Defina seu calendário de lançamentos

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Ter um calendário para definir a publicação de seus conteúdos com uma previsão a longo prazo é de extrema importância para manter uma frequência adequada e distribuir melhor os temas no decorrer do tempo.

Isso também auxiliará toda a empresa a ter mais previsibilidade e a encontrar mais possibilidades de impulsionar o material.

Alguns marcos importantes devem garantir que seu material sempre saia no prazo esperado:

  • Defina uma data para finalizar sua linha editorial (rascunho do conteúdo);
  • Definir data para entregar primeira versão para revisão;
  • Definir data de entrega do conteúdo para ser diagramado;
  • Definir data de diagramação;
  • Definir data publicação.

 

7. Compartilhe o calendário de publicação com suas equipes

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As áreas de vendas e atendimento costumam possuir um maior contato com os clientes atuais e potenciais. É ideal envolvê-los no processo para que se programem tanto para alinharem atividades que já estão desenvolvendo, quanto para estarem preparados para receber novos leads.

É importante este time avaliar se precisam de leads nas datas apresentadas ou se seria melhor o replanejamento, para não sobrepor alguma ação previamente criada por esta equipe.

8. Faça a análise de palavras-chave

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Existem ferramentas fornecidas pelo próprio Google que permitem saber o índice de buscas de um determinado termo. Isso não só serve para saber se o Google é mesmo um bom canal para alcançar seu lead, como medirá o interesse geral sobre seu tema.

 

Portanto recomendamos que se faça uma pesquisa na Ferramenta de Keywords do Google ou no Google Trends, onde é possível escolher as melhores palavras chave e competir pelos resultados no Google.

Agora que você já aprendeu como fazer a criação de conteúdos para blog, acompanhe nossos textos e se mantenha sempre informado!

 

Fonte: ResultadosDigitais

 

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Check-list para a criação de conteúdos para blog

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