“Não deixa sua empresa morrer
Não deixa sua marca acabar
Pagou muito caro no branding
Pra somente no cartão estampar”
“Alcionline”
Como bom carioca que sou resolvi fazer um blog com título que fizesse uma analogia entre sambistas e o Marketing digital, que são dois assuntos no qual sou apaixonado.
Me fiz algumas perguntas antes de começar:
Será que hoje o Zeca Pagodinho colocaria uma “Faixa amarela bordada com o nome dela” ou criaria um vídeo apaixonado e compartilharia em uma rede social, engajando mais pessoas com um viral atingindo em cheio o coração de sua mulher?
E Cartola iria aguardar o fim da tempestade para encontrar outro alguém para amar ou simplesmente teria um aplicativo de relacionamento e um 4G para iniciar o flerte antes mesmo do sol nascer?
Que me perdoe os poetas…
A Era Digital, como todo mundo sabe, trouxe inúmeras facilidades para empresas de diversos segmentos e portes, entre elas, mais visibilidade, maior alcance e, consequentemente, mais engajamento, frutos de quem foca num bom planejamento a fim de obter resultados que façam a diferença no faturamento.
O desafio agora é seguir nesta onda de crescimento. Para isso, mudança deve ser a palavra da vez.
Quando falamos em mudança, não significa, necessariamente, que estamos propondo algo radical, mas sim um movimento capaz de trazer melhorias para o seu negócio e que o impeça de ficar estagnado, isto é, confortável demais com tudo de bom que a presença online já trouxe para ele.
O segredo é não ficar parado. Ficar sempre de olho em tendências de mercado, nas ações da concorrência e no comportamento do público são dicas bem-vindas a qualquer hora, principalmente no início do ano, época em que as empresas mais se empenham em pôr no ar estratégias novas para conquistar uma posição de mais destaque.
O que fazer, então?
Analisar o retorno obtido no ano anterior, verificar o que deu certo e o que deu errado, elaborar ações mais eficazes e iniciar o novo ano com o pé direito. É esse tipo de mudança que propomos: a da autoanálise, de modo que novas possibilidades, novos caminhos sejam explorados e tragam mais sucesso para o seu negócio.
Quem se coloca em movimento está sempre um passo à frente. Quem entende que é preciso mudar para crescer, sabe que não basta insistir no que deu certo em outras ocasiões. É fundamental rever tudo o que vem sendo feito e mexer até no que funciona.
Veja que tipo de mudança vale a pena promover, de modo que 2015 seja um ano de muito mais sucesso para o seu negócio.
Conte com o suporte de consultores
Nós sabemos que você conhece muito bem a sua empresa, mas convém ter sempre por perto pessoas que entendem de as técnicas de marketing digital.
Estar cercado por profissionais com visão de mercado e antenados ao mundo online é importantíssimo, sobretudo em situações de crises (ninguém está livre delas). Para driblá-las, é indispensável o suporte de quem, mais do que você, sabe como as coisas funcionam nesse cenário.
Conte com essas pessoas em sua equipe ou tenha a quem recorrer quando for necessário.
Como vai a gestão da sua marca nas redes sociais?
Nunca é muito lembrar que o bom gerenciamento pode promover mudanças muito positivas para o seu empreendimento na internet. No Facebook, por exemplo, vale a pena lançar campanhas criativas a fim de atrair mais clientes.
As redes sociais, de um modo geral, são perfeitas para o relacionamento das marcas com o seu público e para levar a ele um conteúdo relevante (informações sobre produtos ou serviços, dicas, etc.) e capaz de agregar valor.
Ah, vale dizer também que se o monitoramento ainda não faz parte da sua rotina, é melhor incluir isso no conjunto de mudanças para 2015. Saber o que as pessoas falam sobre a sua marca irá ajudá-lo a elaborar um planejamento mais efetivo de marketing digital para sua empresa.
Website atualizado atrai mais público
Nada de se acomodar! Um website que acompanha as tendências de design e que sempre se renova, funciona como o principal cartão de visitas de uma empresa.
Ofereça para seus visitantes online páginas com navegação amigável e fluída em todas as plataformas – tablets, celulares, TVs, e apresente um website com um design moderno e utilize-o como um canal propício para interação.
Lei também: 4 indicadores para uma boa avaliação de seu website
Escute o mantra do Marketing Digital – Crie um BLOG para sua empresa!
É muito importante que sua empresa mantenha um blog corporativo sempre ativo e que tenha uma periodicidade fixa, e que sejam postados assuntos realmente relevantes e interessantes para o seu público alvo.
Tenha em mente que tudo que se coloca na internet fica online por tempo indeterminado, e o número de pessoas que pode absorver este conteúdo pode ser realmente grande. Sendo assim, escreva conteúdos que façam sentido para sua empresa.
Leia também: Blog Corporativo – O que esperar para sua empresa
Cadê o SEO para o meu conteúdo?
Uma tecla que sempre batemos diz respeito é aplicar SEO – Search Engenier Optimization, em todos os textos e páginas. Para isso vale ser apoiado por uma equipe que promove ações que coloquem o seu website mais visível e relevante, isto é, tentar ao máximo ficar no resultado das 2 primeiras páginas do Google será fundamental para o seu negócio.
Afinal de contas, do que vale ter um website incrível se ele não possui tráfego, não “se vende” ou não aparece nos primeiros resultados das buscas dos seus leads?
Se você ainda está dando seus primeiros passos nesse cenário, vale a pena pensar em investir em Google Adwords, desta forma você consegue atingir com mais velocidade e precisão o seu público-alvo e aumenta a taxa de visitas do seu site. Pelo menos enquanto prepara seus conteúdos orgânicos.
Mudar para continuar crescendo
Comece 2015 com este pensamento e coloque em prática as ações direcionadas a Marketing Digital com as constantes sugestões que passamos em nosso blog, de modo que o este ano, seja ainda mais surpreendente e positivo que o anterior.
Se precisar de uma consultoria especializada em marketing digital, já sabe, não é?
Basta entrar em contato conosco.
Leia também: Como uma Agência de Marketing Digital pode ajudar minha empresa?
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